SOLO-CIMENTO

O solo-cimento é um material obtido através da mistura homogênea de solo, cimento e água, em proporções adequadas e que, após compactação e cura hidrica resulta num produto com características de durabilidade e resistência.

A construção com solo-cimento é merecidamente reconhecida como uma técnica milenar, os Estados Unidos utilizaram o solo-cimento durante a segunda Guerra Mundial na construção de pistas de aeronaves na Ilha do Pacífico, o que resultou em um enorme Know How técnico. No Brasil os primeiros estudos sobre a estabilização foram feitos no ano de 1941.

COMPOSIÇÃO

SOLO – É possivel produzir Tijolos Ecológicos com qualquer tipo de solo, porém o solo mais indicado pelo custo beneficio é o solo arenoso, que contém na faixa de 60% a 80% de areia e 40% a 20% de argila, Quando este tipo de solo não for encontrado, pode-se utilizar um solo com propriedades mais argilosas, porém será necessário corrigi-lo.

CIMENTO – Hoje o cimento portland é normalizado e existem onze tipos no mercado:

CP I – Cimento portland comum
CP I-S – Cimento portland comum com adição
CP II-E– Cimento portland composto com escória
CP II-Z – Cimento portland composto com pozolana
CP II-F – Cimento portland composto com fíler
CP III – Cimento portland de alto-forno
CP IV – Cimento portland Pozolânico
CP V-ARI – Cimento portland de alta resistência inicial
RS – Cimento Portland Resistente a Sulfatos
BC – Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação
CPB – Cimento Portland Branco

UMIDADE – A umidade deve ser feita de forma gradativa, sem exceder a quantidade de água na mistura, pois a umidade tem a função de proporcionar a melhor compactação do material sem que o tijolo fabricado grude nas paredes da caixa molde da máquina ou que se esfarele ao ser retirado.

PREPARANDO O SOLO PARA A MISTURA

Existem dois casos a serem observados, são eles:

TRITURANDO O SOLO (no caso de torrões)

O solo deve estar isento de resíduos minerais e orgânicos como (pedras, galhos, madeiras, plasticos, etc…), quando o solo estiver com apenas torrões naturais em solos secos e duros você poderá utilizar um triturador de solo para desfazê-los.

PENEIRANDO O SOLO (no caso de impurezas)

Para separar resíduos minerais e orgânicos do solo como (pedras, galhos, madeiras, plasticos, etc…) deve se usar uma peneira. Existem 2 (duas) maneiras diferentes para peneirar o solo (basta você escolher a melhor para atender a sua produção):

PRODUZINDO

MISTURA

Mistura-se solo triturado ou peneirado com o cimento na proporção média de 10% a 15% e umedece com água, de tal modo que há uma estabilização do solo pelo cimento, melhorando as propriedades da mistura dando assim resistência e perfeito acabamento aos Blocos, Tijolos ou Pisos Ecológicos.

Obs: As proporções de solo e cimento variam de acordo com o material a ser produzido como (tijolos ou pisos) e também pelo tipo de solo, mas não se preocupe pois a Eco Máquinas possui técnicos para lhe auxiliar na dosagem ideal para seu solo.

FORMAS DE MISTURA

MISTURA AUTOMATIZADA

Para grandes produções aconselhamos que a mistura seja efetuada em um misturador da linha Eco Mix Force, com sistema de mistura rotativo sextavado fazendo a homogeneização de forma rápida, sem perda de tempo, umidade e sem aumentar os grumos da mistura.

A - CARREGAMENTO

Faça o carregamento do solo e do cimento gradativamente através de uma Eco TES Esteira Transportadora

B - HOMOGENEIZAÇÃO

Através do painel ligue o misturador e vá adicionando água até obter a mistura / umidade desejada.

C - DESCARGA

Através do painel abra a tampa para que o composto já misturado seja destinado a maquina de tijolos ecológicos.

Obs.: Alguns misturadores da linha Eco Mix Force já possuem em sua base um Eco TRS-70 Triturador para Solo para re-homoneigizar a mistura desfazendo os grumos formados na mistura.

MISTURA MANUAL

Para produções que não utilizem os equipamentos de mistura automatizada deve se fazer a mistura da seguinte forma:

A – Esparrame o solo em uma superfície lisa e impermeável, formando uma camada de 20cm a 30cm.

B – Espalhe o cimento sobre o solo e misture bem, até que a mistura fique com uma coloração uniforme (igual), sem manchas de solo ou cimento.

C – Para umidecer, espalhe novamente a mistura como no item (A), adicione água aos poucos sobre a superfície usando regador ou uma mangueira com bico esguicho e misture tudo novamente.

Obs: Após a mistura umidecida grumos serão formados, deve-se peneirar o composto com uma peneira manual ou um Eco TRS-70 Triturador para Solo para re-homogeneizar e desfazer os grumos da mistura.

COMPACTACÃO

Depois da mistura pronta, basta carregar uma de nossas máquinas para produção de blocos, tijolos ou pisos ecológicos, onde será feito o carregamento, a compactação e depois o saque.

Menu