Fundação

Veja todo o processo, do início ao fim.

Apesar de ficar praticamente invisível, enterrada embaixo da construção, a fundação é uma das partes mais importantes de uma obra. Afinal, essa é a base que sustentará o peso das paredes, pilares, vigas, lajes, coberturas e outros mantendo todo esse conjunto bem plantado no terreno. Portanto, o cuidado no projeto e na execução das fundações garantem a segurança de sua obra.

Vamos citar alguns tipos de fundação, mas vale lembrar que o tipo de solo, inclinação do terreno e as condições ambientais são importantes para definir qual o tipo de fundação a ser usada. Por isso, consulte sempre um profissional especializado para elaborar seu projeto.

Obs: A construção com TIJOLO ECOLÓGICO pode ser feita com qualquer tipo de fundação, seja ela rasa ou direta.

FUNDAÇÃO BALDRAME

Baldrame é um tipo comum de fundação para pequenas edificações. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado dentro de uma pequena vala para receber pilares alinhados. É mais empregada em casos de cargas leves como residências construídas sobre solo firme.

FUNDAÇÃO SAPATA

A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação. Ela pode ser isolada (só onde existem colunas) ou corrida (por toda a extensão da construção).

FUNDAÇÃO RADIER

Radier é um tipo de fundação que se assemelha a uma placa ou laje que abrange toda a área da construção. Os radiers são lajes de concreto armado em contato direto com o terreno que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes. Geralmente o radier é escolhido para fundação de obras de pequeno porte.

FUNDAÇÃO COM ESTACAS

As estacas são elementos de fundação profunda executadas por equipamentos e ferramentas, podendo ser cravadas ou perfuradas. As estacas podem ser feitas de madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco ou mistos.

FUNDAÇÃO COM TUBULÕES

Tubulões são elementos de fundação cilíndricos de base alargada ou não que podem ser executados a céu aberto ou sob ar comprimido (pneumático) e com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou concreto. Em sua etapa final de execução, é necessária a descida de um operário para completar a geometria ou fazer a limpeza da base.
pt_BRPortuguese
Rolar para cima
Reproduzir vídeo