Nosso Blog

Acompanhe nossas últimas notícias

Eco Máquinas faz parte da maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo

Eco Máquinas

A Eco Máquinas tem muito orgulho de anunciar que ingressou na Rede Brasil do Pacto Global, esta é uma importante iniciativa da Nações Unidas (ONU).

Criada com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.


Esta ação faz parte do Pacto Global que foi assumido com a missão de engajar o setor privado nesta nova agenda, a partir da criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Eco Máquinas sempre pautou o seu trabalho com consciência ecológica e visando a sustentabilidade.


Nós acreditamos que a preservação do meio ambiente passa por um processo coletivo e que todos devemos nos unir em virtude da melhoria da saúde do planeta Terra.

Por isso, nossa entrada na Rede Brasil do Pacto Global é um passo ainda maior para a construção de novas realidades.


Nesse sentido, o ramo da construção civil não pode ficar de fora da pegada ecológica. Ainda mais se avaliarmos que este é um dos setores da economia que mais consome recursos naturais e gera quantidades exorbitantes de resíduos.


Os canteiros de obras também são responsáveis por atividades nocivas de extração de matéria-prima e por um alto uso de energia elétrica. Tudo isso se destaca como um grande desafio para as empresas minimizarem os seus impactos na natureza.


Com essa consciência ambiental, é possível lutar por uma boa qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Além disso, também vale ressaltar que esta demanda está cada vez mais exigida pelos clientes finais.

Não só as empresas estão fazendo este movimento para abraçar a sustentabilidade, mas também a sociedade passa a exigir mais delas.


A partir disso, empresas que não trabalham com construções mais sustentáveis, tendem a perder destaque no mercado e a encontrar maiores dificuldades para receber clientes.


Eco Máquinas e a Rede Brasil do Pacto Global


A sustentabilidade e a preocupação com o meio ambiente estão na raiz da Eco Máquinas. Desde sua criação em 1997, antes mesmo de assumirmos este nome, nossa empresa surgiu com a ideia de ter construções mais rápidas e sustentáveis.


Desse modo, integrar a maior iniciativa voluntária de cidadania corporativa do mundo foi mais um passo em direção a busca por melhorar a saúde do nosso planeta.

Estar conectado na Rede Brasil do Pacto Global nos proporciona a possibilidade de compartilhar nossas experiências e também estabelecer novos contatos, para que possamos, assim, aprimorar nossos conhecimentos e processos.

Esta é uma iniciativa das Nações Unidas (ONU), que dá aos participantes do Pacto Global, acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento da empresa/organização com os temas de sustentabilidade e com as discussões na área.

Além disso, também possibilita a participação em programas locais e internacionais, dentre os quais os grupos temáticos que conduzem projetos nas áreas de Água, Alimentos e Agricultura, Anticorrupção, Direitos Humanos e Trabalho, Energia e Clima e ODS.


Com mais de 15 mil participantes em quase 170 países, a iniciativa conta com mais de 1100 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.


A partir do momento que a Eco Máquinas passa a integrar o Pacto Global, nossa empresa se compromete a reportar anualmente (a cada dois anos), o progresso em relação aos 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção.


Com isso, a iniciativa estimula a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade. Aproveitamos também para convidar outras empresas que quiserem fazer parte, podendo encontrar mais informações no site Rede Brasil do Pacto Global.

Também ficamos comprometidos a demonstrar nosso progresso em relação aos 17 Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e manter a evolução constante das práticas internas de sustentabilidade da nossa empresa.

Um deles que é focado na nossa missão é o ODS 13, que versa sobre Ação Contra a Mudança Global do Clima. Ele é conectado com todos os outros ODS e também se relaciona de maneira direta com o trabalho da Eco Máquinas.

Isto ocorre porque produzimos nossas máquinas que produzem tijolos ecológicos, sem emissão de CO2, com produção sustentável e eficiência energética.


Nossas máquinas são inovadoras e acessíveis para produção de tijolos, blocos e pisos com maior praticidade, economia e evitando impactos ambientais de uma olaria tradicional.

Por isso, integrar à rede nos dá tanto orgulho, já que produzimos com tecnologia 100% brasileira e seguimos na nossa missão de prover soluções ecológicas ao setor da construção civil, buscando a satisfação de nossos clientes, melhoria contínua, qualificação dos colaboradores e compromisso da direção.

Nesse sentido, o tijolo ecológico se destaca como uma alternativa sustentável, já que evita a degradação ambiental causada pela fabricação de tijolos convencionais (cerâmicos) e a emissão de CO2 na atmosfera.

Esse é um dos nossos meios de colaborar com o meio ambiente e trabalharmos a importância da sustentabilidade. Além de fazer com que os materiais sejam reutilizados, também trabalhamos para definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas formas de gerar e economizar energia.

Desse modo, damos a nossa contribuição para que o setor da construção civil tenha menos impacto no ambiente e para que as gerações possam ter um futuro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pt_BRPortuguese
Rolar para cima
Reproduzir vídeo