PRIMEIRA FIADA

A primeira fiada indica a posição exata de cada tijolo, determinando os locais dos grautes (localização dos ferros) e as aberturas de portas e janelas, sendo executada de acordo com o projeto.

VEJA O EXEMPLO DAS PRINCIPAIS PLANTAS:

CASO A FUNDAÇÃO

Escolhida não for a Radier, é muito importante fazer o contra piso para uma obra limpa e um prático armazenamento dos tijolos, ficando fácil o alcance para o construtor.

1 - Estudos

indicam que a cada 8 tijolos assentados a parede avança 1cm, sendo assim, caso a primeira fiada seja feita nas extremidades da fundação, a planta deve ser elaborada considerando esta diferença para evitar que os tijolos excedam a fundação.

2 - Após Aplicar

o impermeabilizante asfáltico na posição das paredes, posicione os tijolos sem massa, ignorando os intervalos das portas, mas respeitando o local dos tijolos meio.

3 - Depois de

distribuir seguindo a planta indicamos que ultilize uma massa na proporção de 3 de areia para 1 de cimento, iniciando o assentamento pelos 4 cantos, nivelando e alinhando, só então retire os tijolos para formar os vãos das portas.

4 - Após está ação

faça um furo nos locais indicados de cada coluna, indicamos que corte barras de 1,6m para que não fique muito alto e dificulte o assentamento, só então aplique as barras nos furos.

Lembrando que este é o método utilizado pela grande maioria de construtores que se basearam na longa história da construção modular ecológica, porém, consulte um profissional especializado e comece a construir.

Menu